Cigarro: como evitar as recaídas!

Existem diversos gatilhos resistentes que não deixam as pessoas pararem de fumar, como o estresse e o álcool. Entenda os males do vício e como fazer o tratamento

O Vício

“Parar de fumar. É fácil falar, mas difícil de cumprir”. Essa é a frase mais comum entre as pessoas que querem parar de fumar. O vício é tão forte que elas têm recaídas e voltam com um hábito que faz muito mal à saúde.

Antigo vilão da saúde, o cigarro pode causar cerca de 50 tipos diferentes de doenças, como o infarto, enfisema pulmonar, AVC, diversos tipos de câncer, impotência sexual, infertilidade, inflamações respiratórias, hipertensão e diabetes.

Ajudar é necessário!

Estamos falando de uma doença crônica que é causada pela dependência à nicotina, o tabagismo. Para evitar recaídas, é necessário muita força de vontade e é fundamental o apoio da família e dos amigos. E, se preciso, também da ajuda de um profissional da saúde.

Alimentação Ajuda?

Sim! É indicado ter uma alimentação equilibrada, comer muitas frutas e beber muita água. As frutas, por exemplo, ajudam a reduzir a dependência pela nicotina e geram a sensação de saciedade. É muito importante manter uma alimentação equilibrada.

Mude os seus hábitos e crie estratégias

É natural que a dependência ao cigarro seja algo difícil de superar. Mas não basta saber que faz mal e sim ter ideias práticas do que fazer para parar de fumar.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) também pode ajudar com orientações práticas para quem quer abandonar o vício. Para ter evolução e realmente parar de fumar, é preciso mudar os hábitos.

Junto com a sua força de vontade, seja estratégico para isso dar certo. Se optar por parar gradualmente, anote o dia em sua agenda como um divisor de águas e comece a reduzir o número de cigarros diários.
Repense a sua rotina, pratique exercícios físicos e faça das suas atividades prazerosas uma substituição ao fumo.

É essencial cuidar do físico e da mente para não faltar a energia fundamental nessa fase. E uma dica muito válida para esse momento é evitar situações e lugares que lhe dê vontade de fumar.

Tratamento no Brasil

No Brasil existe um programa que estimula as pessoas a pararem de fumar. Um tratamento que utiliza ferramentas certas para mudar o comportamento. Os profissionais são capacitados e auxiliam a cada um em como lidar com esse tipo de situação e a ter mais chances de parar de fumar definitivamente. O tratamento pode ser tanto psicológico, como com o auxílio de medicamentos. O tipo de tratamento vai depender do diagnóstico do paciente.

Cigarro mata!!!

Embora muitos já sabem, vamos reforçar: o cigarro mata! Busque cuidar da sua saúde e não deixe a dependência ser maior que a sua vida, sua família, seus amigos e os seus planos. Milhares de pessoas morrem por ano devido ao tabagismo, mas a sua vida pode ser diferente.

Basta dar o primeiro passo e ser persistente. Viva um dia de cada vez e lembre que é possível criar uma vida nova e com mais saúde.

 

Referência

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,dicas-para-deixar-de-fumar,880038

Veja Também