Como cuidar dos pacientes acamados em casa?

Seu familiar ficou enfermo, não tem leito disponível no hospital e ele precisa ser acamado em casa. O que fazer? A Vitalis te ajuda neste artigo.

A cada dia mais vem crescendo a demanda de pacientes acamados em casa. Com oaumento do número de infectados pelo Coronavírus, os hospitais não estão tendo leitos disponíveis. Consequentemente, os parentes começam a fazer um revezamento entre eles para que seja possível cuidar dos seus familiares.

Mas encontrar quem esteja disponível para realizar esse revezamento é um desafio e, por esse motivo, ter uma assistência à saúde domiciliar torna-se uma poderosa ferramenta para proporcionar bem-estar e conforto ao paciente.

Confira alguns casos em que o paciente pode estar acamado em casa, mas lembrando que o atendimento profissional é fundamental para que não haja riscos e o paciente garante uma boa recuperação.

Aspiração e limpeza de traqueostomia

A traqueostomia é um orifício feito por cirurgia realizada na região traqueal para melhor fluxo de oxigênio do paciente. Esse procedimento é indicado quando há algum comprometimento das vias aéreas.

São utilizadas cânulas de traqueo que pode ser metálicas ou plásticas, estas precisam de uma manutenção (limpeza) constante para evitar um desconforto respiratório ao paciente.
Geralmente, essa limpeza é realizada por profissionais de enfermagem (técnicos ou auxiliares de enfermagem).

Troca de bolsa de colostomia

Colostomia é uma abertura cirúrgica para exteriorização do intestino grosso para saída das fezes. Esse procedimento é realizado quando o paciente tem algum comprometimento no trajeto normal de evacuação.

Uma bolsa coletora é inserida na saída do estoma para fazer a dispensação das fezes. Essa bolsa, por sua vez, tem que ser limpa e trocada com frequência para evitar lesões e ou infecções ao paciente.

Troca de sonda para alimentação (Naso Enteral)

Sonda Naso Enteral é uma sonda introduzida pelo nariz até a primeira porção do intestino
grosso para fazer a alimentação ou medicação do paciente.

Quando a pessoa fica impossibilitado de comer via boca, a sonda tem que ter alguns cuidados básicos para sua boa funcionalidade como: lavagem após administração de dieta ou medicamentos, verificação da fixação e locação da mesma.

Troca e passagem de sonda vesical (para urinar)

Esse dispositivo é muito utilizado em cirurgias, acometimento de bexiga ou próstatas para eliminação de urina, podendo de ser de demora ou de alívio.

Sonda vesical de demora: quando fica por tempo indeterminado.

Sonda vesical de alívio: quando é passada somente para esvaziar a bexiga naquele momento.

Esses são procedimentos realizados por enfermeiros, pois exigem o conhecimento de técnicas específicas. A Vitalis realiza a troca e passagem de sonda vesical em sua residência sem que haja o deslocamento para o hospital e perca tempo em um pronto socorro.

Mudança de decúbito

Segundo estudos, nosso corpo suporta uma pressão de até duas horas, no máximo, aplicada na mesma área cutânea. Após esse tempo, nosso tecido começa a perder a oxigenação e, consequentemente a necrosar. Por esse motivo, necessitamos fazer mudança de posição e proteção das proeminências ósseas nos pacientes acamados.

Nós da Vitalis temos a satisfação em oferecer toda a ajuda necessária através do programa Vitalis Health Care, que dá todo o apoio necessário nessa situação, com uma equipe de profissionais capacitada e pronta para te atender.

Para mais informações do serviço, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento.

Veja Também