Tempo seco e problemas respiratórios: como lidar?

O clima característico do inverno ocasiona problemas respiratórios para muita gente e, em especial, para os que têm alergias que provocam rinites e sinusites. Se você ‘sofre’ nesta época do ano, este post pode lhe ajudar!

Certamente, não temos um comando mágico para simplesmente mudar o clima, mas existem medidas simples e possíveis capazes de fazer a diferença. Por meio delas, pode ser possível fugir dos problemas respiratórios ou evitar que eles se agravem e representem riscos mais significativos à saúde.

Você só se preocupa com sua saúde quando percebe que algo não vai bem? Muitas pessoas só prestam atenção em hábitos que influenciam sua saúde e bem-estar quando ficam doentes ou quando o resultado de um exame indica alterações. 

Problemas respiratórios comuns

Talvez você já tenha percebido a relação entre os problemas respiratórios e o clima. No inverno, o tempo é seco e a falta de chuvas faz com que a umidade relativa do ar seja baixa. Esse cenário pode, inclusive, acontecer em outras épocas do ano, mas é mais característico da estação em questão.

O fato é que essa combinação de elementos costuma ocasionar coceira e ardência nos olhos, irritação na garganta, coriza e tosse seca. Problemas que podem ser bastante incômodos, a ponto de demandarem algum tipo de intervenção.

As condições do tempo também favorecem a circulação de vírus respiratórios, o que faz com que um número maior de pessoas passem pelos problemas. A atenção se faz importante porque a conjunção de fatores pode levar à complicações como, por exemplo, a pneumonia.

Alergias respiratórias e tempo seco

Alergias respiratórias como a rinite e a sinusite são inflamações do trato respiratório. Esses problemas têm como causa a combinação entre o tempo seco ou as variações climáticas expressivas ― como a queda acentuada da temperatura de um dia para o outro ― e a poluição do ar.  

Espirros frequentes, tosse seca intensa, congestão nasal, dor na musculatura facial e dor de garganta são alguns dos sintomas que a alergia respiratória pode provocar.  

Os níveis de desconforto variam de pessoa para pessoa, mas é sempre importante procurar ajuda médica e seguir orientações, como as que apresentaremos a seguir, para atenuar os problemas.

Dicas para prevenir problemas respiratórios

Agora que você já sabe como os problemas respiratórios surgem, podemos falar sobre as formas de lidar com eles, seja por meio de medidas de prevenção ou de ações que evitem que a situação evolua e se agrave.

Problemas respiratórios em geral

Como vimos, o clima seco, a baixa umidade do ar e os vírus estão entre os fatores determinantes para vários desconfortos. Para evitá-los, as dicas são:

  • busque formas de aumentar a umidade do ambiente

Isso pode ser feito com o auxílio de aparelhos umidificadores ou até mesmo colocando um recipiente com água ― como um balde ― no recinto. Essa dica torna-se ainda mais importante à noite, para propiciar uma noite de sono mais agradável;

  • hidrate-se bem para evitar o acúmulo de muco;
  • se preciso, use colírio lubrificante para reduzir a irritação dos olhos e aplique soro nas narinas para evitar seu ressecamento.
  • evite locais fechados e com alto volume de pessoas para evitar o contágio pelos vírus respiratórios.e homens recebem recomendações diferentes que também variam de acordo com a faixa etária. Cada fase da vida requer um tipo de cuidado e, por isso, caso tenha dúvidas, busque um clínico geral e peça orientações para manter a saúde em dia!

Alergias respiratórias

Há uma combinação de fatores que propiciam a ocorrência de quadros alérgicos que, como haveria de ser, são mais recorrentes durante o inverno. Para evitá-los, vale seguir as orientações acima e as dicas complementares abaixo:

  • sempre que possível, lave as mãos após espirrar ou tossir;

  • caso seja praticante de atividades físicas ao ar livre, dê preferência para a faixa de horário entre as 10h e as 17h;

  • evite o contato com pó e poluentes mantendo os ambientes limpos e, se preciso, retirando itens que acumulem mais poeira como cortinas pesadas, bichos de pelúcia e tapetes;

  • exponha roupas que tenham ficado guardadas por muito tempo ao sol antes de usá-las para eliminar odores nocivos ao alérgicos.

Gostou das dicas? Siga o instagram da Vitalis, @homecarevitalis, para mais informações úteis à sua saúde e qualidade de vida!

Veja Também